Associações de Pais

A Federação deu início às reuniões com as suas associadas, por agrupamento.

o que fazemos

A FEDAPAGAIA é uma instituição de Utilidade Pública, que tem como missão a dinamização do Movimento Associativa Parental em Gaia

Dinamização de Associações de Pais

A Escola Pública em Vila Nova de Gaia, tem 14 Agrupamentos de Escolas e 4 Escolas Secundárias não agrupadas, num total de 222 unidades educativas e 44031 alunos, do ensino pré-escolar ao secundário (dados_Pordata2019).

Representação de Pais e Encarregados de Educação

Em matéria de definição de politicas educativas, em Gaia compete à FEDPAGAIA a representação em várias vertentes de âmbito Municipal, integrando a CPCJ e os conselhos municipais.

Capacitação Parental e de Dirigentes Associativos

O grau de responsabilidade jurídica e fiscal exigido aos dirigentes das organizações ditas, entidades setor não lucrativo, é atualmente elevado, pelo que importa desenvolver e melhorar o desempenho dos dirigentes associativos.

atividades de destaque

realizações que no passado recente deram destaque a esta Federação

mensagem do presidente

o movimento associativo parental em Gaia

img

A Fedapagaia transporta uma história rica e sólida do movimento associativo parental em Vila Nova de Gaia. Esta organização conseguiu, ao longo dos seus 34 anos de existência, um espaço de credibilidade, cooperação e mobilização no sentido de garantir, cada vez mais, uma escola pública de crianças iguais. Juntem-se à Associação de Pais da vossa Escola ! Juntem-se a nós ! Façam parte do maior movimento associativo nacional !

- José Cardoso | Presidente do Conselho Executivo da FEDAPAGAIA

notícias

atividades e informações sobre a educação em Gaia

Reuniões por agrupamento

A FEDAPAGAIA aproveita este momento em que se regressa a uma progressiva normalidade e onde se retoma a possibilidade de reuniões presenciais para regressar ao seu trabalho de proximidade com as Ass de Pais do Concelho. Assim, iniciou-se esta ronda pela reunião, no passado dia 13 de outubro, com as AP`s do Agrupamento Escultor António Fernandes de Sá tendo todas elas marcado presença e participado na partilha de informações que ali se cruzaram.

Agradece a Fedapagaia a presença do Diretor e dos elementos do
 corpo docente que ali marcaram presença e deram os seus contributos.
Agradecemos também as partilhas deixadas para reflexão e a forma urbana com que foram levadas a discussão assim granjeando o movimento associativo parental para o regresso ao lugar que tradicionalmente ocupa na comunidade educativa.

Ler mais

Bom ano letivo!

Mais um ano letivo se inicia, este ano com expectativas altas de que as condições adversas decorrentes da pandemia, apesar de ainda estarem muito presentes, se vão atenuando ao longo do ano e dessa forma a Escola volte a funcionar de forma normal – certos de que este novo normal irá incorporar algumas das experiências positivas que vivemos de forma “forçada” durante este período. 

De facto, estamos perante um grande desafio enquanto Pais em voltar a envolver-nos de forma efetiva na dinâmica das escolas e sermos uma parte construtiva e proativa da Comunidade Escolar. É necessário recuperar a dinâmica, espaço e tempos perdidos neste último ano porque,  para além de ser isso que os nossos filhos merecem e esperam de nós, iremos também ser confrontados e desafiados com 2 grandes temas para os quais temos de estar presentes e prontos para participar. São eles:

Ler mais

Sessão de esclarecimento

A convite da candidatura do Partido Socialista à Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia a FEDAPAGAIA esteve presente numa sessão de debate sobre a área da educação.

O presidente desta federação em exercício, António Cunha Pereira focou os pontos que consideramos importantes na área da educação em Gaia para os próximos 4 anos:
1. segurança das crianças, nomeadamente resolver a falta de assistentes operacionais que tem sido uma bandeira da FEDAPAGAIA;
2. alargamento do projeto Gaia Aprende + ao 2 ciclo;
3. participação e enriquecimento do processo de descentralização na educação pelos pais e EE, nomeadamente

Ler mais

Proudly powered by WordPress | Theme: Chilly by SpiceThemes