Bom ano letivo!

Bom ano letivo!

Mais um ano letivo se inicia, este ano com expectativas altas de que as condições adversas decorrentes da pandemia, apesar de ainda estarem muito presentes, se vão atenuando ao longo do ano e dessa forma a Escola volte a funcionar de forma normal – certos de que este novo normal irá incorporar algumas das experiências positivas que vivemos de forma “forçada” durante este período. 

De facto, estamos perante um grande desafio enquanto Pais em voltar a envolver-nos de forma efetiva na dinâmica das escolas e sermos uma parte construtiva e proativa da Comunidade Escolar. É necessário recuperar a dinâmica, espaço e tempos perdidos neste último ano porque,  para além de ser isso que os nossos filhos merecem e esperam de nós, iremos também ser confrontados e desafiados com 2 grandes temas para os quais temos de estar presentes e prontos para participar. São eles:

  1. O processo de descentralização da Educação no qual a Câmara Municipal irá assumir a partir de 1 de abril de 2022 competências que até agora pertenciam ao Ministério da Educação
  2. A implementação do Plano 21|23 Escola+ do Ministério da Educação, um plano integrado para a recuperação das aprendizagens dos alunos de forma a minimizar as dificuldades dos alunos decorrentes da pandemia.

Vamos trabalhar em comunidade por uma educação que permita aos nossos filhos serem felizes e os prepare para a vida, que forme e informe, ao mesmo tempo que consiga também estimular e desenvolver o ser humano para além do aluno. Vamos trabalhar por uma escola que consiga despertar os alunos para o mundo e para a cidadania! Assim convoco cada um de vós para esta tarefa, ciente de que cada um de nós é apenas “Só Um”:

“Sou um só, mas ainda assim sou um. Não posso fazer tudo, mas posso fazer alguma coisa. Por não poder fazer tudo, não me recusarei a fazer o pouco que posso. O que eu faço é uma gota no meio de um oceano, mas sem ela o oceano será menor.” (autor desconhecido)

Em nome dos Órgão Sociais da Federação das Associações de Pais do Concelho de Gaia, saúdo vivamente toda a comunidade educativa de Gaia neste regresso à escola, fazendo votos para que o novo ano letivo, a todos permita concretizar os respetivos projetos e que com eles possamos construir uma escola melhor, onde cada um perceba que pode “voar mais alto” e atingir os seus objetivos.

 

Votos de um excelente ano letivo!

António Cunha Pereira

Presidente em exercício do Concelho Executivo da FEDAPAGAIA

Deixe uma resposta

Proudly powered by WordPress | Theme: Chilly by SpiceThemes