Agrupamento de Júlio Dinis

Agrupamento de Júlio Dinis

Dando continuidade às reuniões com as associações de pais, o agrupamento de Júlio Dinis recebeu a FEDAPAGAIA na passada terça-feira.

Uma reunião muito produtiva, para a FEDAPAGAIA poder avaliar a realidade atual do movimento associativo parental em Gaia, nas perspetivas das suas diferentes unidades educativas e na sequência deste período de grandes dificuldades a que a pandemia nos confinou.

Neste caso concreto, olhamos para as realidades deste agrupamento distribuído pela União de Freguesias de Grijó / Sermonde e também pela União de Freguesias de Serzedo / Perosinho e ficamos muito satisfeitos ao poder constar a vitalidade das suas associações, apesar das dificuldades com a suspensão das suas atividades habituais em consequência do COVID, que reduziu quase drasticamente a angariação de fundos e número de sócios. Elogiamos a capacidade de resiliência destas Associações que partilharam connosco algumas das ideias que desenvolveram para suprir a redução de proveitos e para continuara a chegar aos pais, recorrendo por exemplo e com sucesso ao “take away” das coisas que vendiam habitualmente nas feirinhas da escola.

Entre as questões analisadas na reunião relativamente à atividade letiva, percorreremos questões desde a estabilidade dos assistentes operacionais à organização dos horários de intervalos aos espaços para os alunos nos recreios, tendo sido referido como uma prática muito bem aceite alargamento do intervalo principal para que promover mais tempo de “arejamento”.

Foram ainda analisadas, questões relativas ao impacto da pandemia na atividade letiva, tendo sido realçado o número residual de alunos em isolamento profilático ou que contariam o vírus, não tendo por essa razão até à data sido solicitado acesso à atividade letiva por vídeo.

Registamos ainda o excelente trabalho realizado entre a Direção da Escola, a Junta de Freguesia e a Camara Municipal, que por via de uma intervenção de requalifica de uma escola básica de primeiro ciclo, conseguiram aumentar número de alunos numa unidade que esteve referenciada para fechar. Tendo neste caso sido destacado pelo Diretor, o decisivo contributo da associação que, porta a porta, promoveu as mudanças realizadas na escola e incentivou os pais a experimentar a renovada escola.

Constatamos com a boa relação entre as associações e o Diretor e por isso, mas também pela disponibilidade manifestada, a Federação agradece ao Prof. Eduardo Fonseca, a sua participação nesta reunião de agrupamento.

Até breve, no próximo agrupamento!

Deixe uma resposta

Proudly powered by WordPress | Theme: Chilly by SpiceThemes